segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aquecimento Global


   O homem é um animal que destrói todo o planeta”. Com esse chavão, dito assim em tom critico, um ambientalista deu por encerrada uma discussão sobre  Efeito Estufa, diante de um grupo de ricos empresários.
   E não é que ele tem razão? Afinal de contas, o mundo está passando mesmo por bruscas transformações, e o homem é, sem sombra de dúvidas o grande protagonista desse caos. O aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra – o chamado “Aquecimento Global”  -  não nos deixa mentir.
   Nem é preciso dizer que ninguém está absolutamente imune às trágicas consequências ( presentes e futuras ) de um planeta doente, e que já padece na UTI.  E daí? Daí que o planeta precisa muito de nós, inquilinos ingratos.
   Mas todos hão de convir que nem sempre é fácil oferecer uma parcela de contribuição quando paises industrializados remam em sentido contrário. Desde a criação do Protocolo de Quioto, por exemplo, que sempre objetivou a estabilização da concentração de gases de efeito estufa , os paises industrializados pouco ou nada fizeram. É que tantos “interesses em jogo” não lhes permitem  tamanha ousadia.
   Pena é que esta atitude egocêntrica que vem de cima, além de constituir um desserviço à humanidade, contribui também para eximir da nossa consciência o peso da responsabilidade coletiva. E isso é uma questão tão séria que não admite meio-termo:  ou todos nós nos unimos, ricos e pobres, em defesa do planeta, esquecendo nossas diferenças e interesses egoístas, ou então seremos cúmplices um dia de nossa própria extinção.


1 comentários:

Anônimo disse...

esse assunto é de preocupação de todos. cronica muito realista que merece nossa reflexão.

Postar um comentário