sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Terceira Idade na Web

          Passado o primeiro instante de estupefação e estranheza (o que é natural para quem amadureceu aprendendo e apanhando na vida ), os idosos aos poucos foram perdendo a cerimônia ao descobrir os
encantos do mundo virtual. Aprenderam devagar ,é verdade, mas hoje já se consideram internautas de carteirinha inclusive, feito gente que entende do riscado.
          Pois é. O número de idosos com acesso à web, como afirmam muitos Institutos de Pesquisa, vem aumentando a cada ano. E a continuar nesse ritmo, daqui a poucas décadas, segundo meus cálculos empíricos, tricôs e baralhos cairão talvez em completo desuso.
          Não digo que a Terceira Idade não possa usufruir dos benefícios da chamada "inclusão digital". Sim, Pode. Mas justamente com os benefícios, ela também poderá herdar os malefícios que por sinal preocupam pesquisadores e autoridades nos quatro cantos do mundo, a saber : as mudanças de hábitos e comportamentos que são um convite ao ócio, e o isolamento social em decorrência do uso excessivo da Internet, que nos permite ter acesso a um mundo de coisas sem que tenhamos de nos deslocar para encontrá-lás.
          Portanto espera-se que os idosos - norteados ainda pelos encantos da recém - descoberta - não abram mão jamais dos antigos hábitos saudáveis, como o de caminhar pelas manhãs respirando a brisa do mar, ler um bom livro, tocar, cantar , dançar com os netinhos... enfim...mostrando sempre aos mais jovens o perfeito equilíbrio da arte de aprender.

2 comentários:

douglas disse...

Eu achei esse texto muito realisto q espressa a realidade do mundo de modo interesante ^^ espero as prosimas postagens . ass :Douglas

Anônimo disse...

concordo com o fato de os idosos serem mais cautelosos com o uso da internet, devido a madureza. que os jovens sigam esse exemplo.

Postar um comentário