terça-feira, 13 de maio de 2014

Os Protestos Públicos Na Era Digital



Nos últimos anos temos observado uma onda de protestos públicos  que vem tomando as ruas do Brasil e de vários países do mundo. É significativo o alto número de participantes  nesses eventos, todos  engajados  na luta contra tudo o que julgam estar errado.

Nota-se, porém, que diferente dos protestos que ocorriam em outras épocas, os protestos hoje em dia  são rapidamente articulados e organizados . E a explicação pare esse fenômeno encontra-se no crescimento das Redes Sociais que se propagam de forma assustadora, crescimento esse motivado em parte, é verdade,  pela perda de confiança da maioria das  pessoas nos veículos tradicionais de comunicação, como a televisão.

Vê-se, portanto, que as Redes Sociais, ao contrário das mídias tradicionais, além de contribuírem para as pessoas fazerem amizades, também funcionam hoje como um excelente instrumento de divulgação de qualquer manifestação, onde qualquer pessoa se torna um jornalista amador, editando e compartilhando informações ( fotos, depoimentos, vídeos ) em tempo real; e essa interação em tempo real possibilita aos usuários falar a todos os demais participantes que compartilham a mesma opinião, sejam grupos de amigos ou até pessoas de outros países – o que faz com que se sintam cada vez mais próximos e fortalecidos pela conquista desse nova  “arma” de grande repercussão.


CONCLUSÃO

Concluímos assim que a capacidade convocatória  da internet e das redes sociais é inquestionável, e é por isso que  cada vez mais  elas despontam como um grande espaço público de debate e da liberdade de opinião. E isso também significa dizer que elas vieram mesmo para ficar, quer gostemos, estejamos conectados a elas ou não.

Infelizmente, porém, muitos usuários, sentindo-se blindados pela tela do computador, não usam as redes sociais com responsabilidade e de um modo consciente, como se elas fossem uma “terra sem lei”.  Falsas notícias, manifestações racistas, pedofilia, difamação, invasão de privacidade, falsos perfis e pirataria  são alguns dos frutos podres que colhemos nesse universo on-line, apesar da criação de Leis que tentam punir os chamados crimes cibernéticos.

Portanto, como tudo na vida, precisamos ser muito seletivos no uso que fazemos da internet e das redes sociais, só assim conseguiremos usufruir de todas as  inúmeras vantagens que essas ferramentas nos propiciam.






















0 comentários:

Postar um comentário