terça-feira, 22 de maio de 2012

Lembranças Do Palhaço Carequinha


  Tem-se dito que a marca do grande artista é a sua capacidade de inovar, rompendo barreiras antes intransponíveis. No mundo mágico do circo, nunca alguém inovou tanto quanto o  grande “George Savalla Gomes”, o nosso palhaço Carequinha – patrimônio vivo da Cultura Nacional. É por isso que dentre uma constelação de palhaços famosos ( leiam-se Pirolito, Arrelia, Piolim, Toledo, Tim Davis, Xicuta, Pirolé, Xixinelo e Fedegoso ), nenhum brilhou tanto quanto ele.
   Que o diga o sucesso que fez como primeiro artista circense a comandar programas de Televisão!. Que o digam os vinte e seis discos que gravou,  e os filmes que fez, dos quais foi protagonista!.
    São verdadeiras obras-primas da música infanto-juvenil  as suas cantigas de roda. Nas asas delas  tanta gente ainda viaja. Afinal, quem é que consegue não voltar à infância ouvindo pérolas, como:  Samba Lelê, Escravos de Jô, Marcha Soldado, e o Sapo Cururu?
   De fato, o Carequinha  foi um raro exemplo  de artista que  soube iludir o Tempo com sua alegria de viver. Alcançou várias gerações de espectadores , com a mesma lucidez de um ávido estreante. Nasceu no circo. Viveu para o circo. A História do circo nacional se confunde com a dele, formando ambos um só contexto.
     Esse prolífero artista, nascido em Rio Bonito, em 1915,  preferiu estabelecer residência em São Gonçalo, cidade que o adotou de braços abertos como um dos seus filhos mais ilustres. Infelizmente, em 05 de abril de 2006,  aos 90 anos, o grande palhaço Carequinha veio a falecer, deixando um vazio no mundo circense que, com certeza, jamais será preenchido com igual maestria.

    





0 comentários:

Postar um comentário