quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como Cuidar Do Seu Cão Idoso?


Assim como as pessoas idosas carecem de cuidados especiais para continuar vivendo com boas condições de saúde e dignidade, o mesmo se dá com os cães idosos.

O que é um cão idoso?

Em linhas gerais, dizemos que um cão de porte médio é idoso quando ele tem mais de 8 anos; já o cão maior, dizemos que se tornou idoso quando tem mais de 5 anos, isso porque as raças maiores sempre tendem a envelhecer mais rápido do que as raças menores.

Como cuidar do seu cão idoso?

1 -  Alimentação.  Cães idosos geralmente têm uma redução de apetite, diferente dos cães mais jovens que se alimentam bem. A dica é você incentivá-lo a comer pro dar-lhe pequenas refeições diárias, talvez de duas a quatro. deixe-o num local quieto, sem perturbações para comer.

2 -  Obesidade. O cão idoso, por queimar menos calorias, também enfrenta problemas com excesso de peso. Uma vez que ele é menos ativo do que um cai mais jovem, e o seu organismos não tem tanta facilidade em processar alimentos, isso exigirá um ajuste em sua dieta alimentar. Consulte o veterinário, pois é ele quem deve recomendar a dieta.

3 – Incontinência urinária. A incontinência urinária pode ser causada por problemas com a parte do sistema nervoso que controla a bexiga, mas também pode ser devido a problemas no trato urinário do animal, e até próstata ou outros problemas. Se você perceber que seu cão idoso está urinando com muita freqüência, entre logo em contato com o veterinário.

4 – Vacinação. A vacinação regular é indispensável para a saúde de qualquer cachorro, especialmente do cão idoso. Não se esqueça disso!

Com essas dicas simples, mas eficazes, com certeza você contribuirá para que o seu cão idoso tenha uma vida mais longa e saudável.

0 comentários:

Postar um comentário